Skip to main content

Desenvolvimento de Inovações

A Nhapúpwè visa melhorar a qualidade da Educação em Moçambique, especialmente em termos de métodos educacionais centrados na criança e inclusivos, apesar dos seus recursos financeiros limitados. Para atingir este objectivo, a Nhapúpwè desenvolve Materiais Didácticos que podem ser produzidos a partir de recursos locais e concebe actividades de ensino e jogos de aprendizagem baseados na aprendizagem activa e cooperativa. É também considerado como o Currículo Nacional pode ser implementado com estes métodos e como as actividades de ensino podem ser implementadas em turmas com bastante alunos e, possivelmente também, em condições simples, tais como debaixo de uma árvore.

 

Estes materiais e actividades são utilizados, testados e desenvolvidos na Pré-escola e na Escola Primária da Nhapúpwè para assegurar que são motivadores, duradouros e fáceis de implementar. A equipa da Nhapúpwè é constituída por pessoas com diferentes formações e qualificações educacionais, incluindo voluntários locais e do programa Weltwärts da Alemanha, bem como professores de Educação Especial da Associação de Apoio. A heterogeneidade da equipa é vista como uma oportunidade de alargar a perspectiva de cada membro da mesma e de aprenderem uns com os outros. A equipa reúne-se regularmente para discutir sucessos e desafios e também para desenvolver soluções. Cultiva-se um intercâmbio de apreciação, o que muitas vezes leva a inovações surpreendentes.

 

Capacitação e Assessoria

Nhapúpwè partilha as inovações pedagógicas elaboradas por via de capacitações e assessoria com outras pré-escolas e escolas primárias, bem como com institutos de formação e decisores no governo. Até agora, mais de 1.000 professores, educadores e formadores foram capacitados em noções básicas da educação centrada na criança e inclusiva em todo o país. Através da cooperação com o governo, muitas das experiências e sugestões da Nhapúpwè foram incorporadas em cursos de formação e regulamentos nacionais. Particularmente importante para Nhapúpwè é a forte ligação com a prática nos cursos de capacitação que oferece. É demonstrado o impacto dos tópicos para o trabalho diário com as crianças. Os participantes de capacitações assistem à prática pedagógica na Pré-escola e Escola Primária da Nhapúpwè, e simulações, dramatizações e pequenos filmes são usados como meios e métodos de formação. Materiais Didáticos são produzidos em conjunto com os participantes e estes treinam o uso dos mesmos. Os Módulos de Capacitação são baseados em competências e o pacote de capacitação é composto de acordo com as necessidades e desejos do parceiro. Os tópicos focam as bases da Educação Centrada na Criança, Educação Inclusiva, Métodos de Aprendizagem Activos e Cooperativos e a Produção de Materiais Didácticos.

Pré-escola e Escola Primária

O nosso trabalho concentra-se principalmente na Pré-escola e na Escola Primária da Nhapúpwè, que é o centro da nossa visão educativa. Atribuímos grande importância a que todas as crianças se tratem umas às outras com respeito e desfrutem da aprendizagem. Na Nhapúpwè, crianças de diferentes classes sociais, meios culturais e com e sem deficiências frequentam a Pré-escola e a Escola Primária. As famílias com melhores condições financeiras contribuem com uma mensalidade solidária para que um terço das crianças financeiramente desfavorecidas possa também frequentar a Escola. A Pré-escola e a Escola Primária da Nhapúpwè ganharam uma boa reputação na cidade de Inhambane e por essa razão a demanda é grande; as listas de crianças que aguardam por um lugar na Pré-escola e na Escola são imensas

 

Na Pré-escola, damos especial ênfase à promoção das competências básicas das crianças para que, quando mais tarde forem para a escola, tenham as bases necessárias e possam lidar com os desafios da escola. Em Moçambique, as competências linguísticas ou da motricidade fina muitas das vezes não são promovidas na primeira infância, de tal forma que os desafios escolares possam ser enfrentados com sucesso. Por isso, é importante promover o desenvolvimento da criança de forma holística e lúdica na primeira infância, uma janela crucial para o desenvolvimento. As nossas crianças podem brincar, jogar com conteúdos da pré-numeracia e pré-literacia e seguir os seus interesses num ambiente variado e estimulante. Na Escola Primária, damos também grande valor a métodos de aprendizagem activos e cooperativos que permitam às crianças descobrir e explorar os conteúdos escolares. A composição heterogénea dos alunos continua na Escola Primária, porque estamos convencidos de que a cooperação de igual valor alarga a perspectiva de cada indivíduo e estabelece uma base para a tolerância.

 

A Pré-escola e a Escola Primária funcionam também como uma fonte de inspiração para os nossos parceiros. Educadores e professores de outras instituições vêm para observar, e os decisores de diferentes entidades e organizações obtêm inspiração. É possível observar na prática e ao vivo como a educação centrada na criança e inclusiva pode ser implementada.

A Escola Pré-primária e Primária da Nhapúpwè desempenha um papel central no nosso trabalho, pois é o local onde as nossas ideias de Educação de boa qualidade são implementadas. O nosso objectivo é que todas crianças, independentemente da sua origem social, origem cultural ou capacidade, desfrutem da aprendizagem e adquiram as bases necessárias para a sua futura carreira escolar.

Estamos orgulhosos de que o nosso trabalho na Escola Pré-primária e na Primária da Nhapúpwè é agora conhecido e reconhecido em toda a cidade. Por isso, infelizmente há longas listas de espera para ingresso devido à elevada procura. Estamos convencidos de que a promoção do desenvolvimento cedo e holístico às crianças é a chave do seu sucesso posterior. E continuaremos a fazer o nosso melhor para promover uma Educação de qualidade a todas as crianças.

 

O que pode ser Financiado com Doações

As doações permitiram à Nhapúpwè crescer ao ponto de se ter tornado um centro de referência nacional. Os custos de funcionamento da Pré-escola e da Escola Primária são financiados pelas famílias com base no Conceito Solidário, garantindo assim sustentabilidade e continuidade mesmo sem donativos.

Para a expansão das infraestruturas, a Nhapúpwè está dependente de donativos, e os serviços de formação e assessoria também têm que ser financiados através de recursos financeiros adicionais. A Nhapúpwè depende de donativos e parceiros de cooperação para poder transmitir a sua experiência e inovações pedagógicas e alcançar o maior número possível de crianças, professores e educadores.

Expansão das Infraestruturas

Campo Desportivo

Cobertura do Campo Desportivo/Educação Física para que as aulas de Educação Física e Desporto possam ter lugar nos meses mais quente quentes de Verão e em dias de chuva.

Pré-escola

Ampliação do edifício da Pré-escola para que mais crianças possam ter acesso na Pré-escola da Nhapúpwè.

Equipamento

Mobiliário e equipamento para a extensão da Escola Pré-primária.

Doações para Nhapúpwè

A Nhapúpwè é uma Associação sem fins lucrativos fundada por pais e professores.

O objectivo da Associação é reforçar a Educação Pré-escolar e Primária em Moçambique. A Escola em Inhambane é também utilizada como um Centro de Capacitação, Desenvolvimento de Inovações e Assessoria. Educadores, professores e outros parceiros apanham ideias de como ultrapassar desafios e implementar uma boa qualidade de Educação também no contexto de baixos recursos financeiros.

9.869 €

de 30.828 € recolhidos com 38 donativos
Butterfly 32%